Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Hipoteca entre Incorporadora e Banco tem validade perante o comprador do imóvel?

O Direito a propriedade e a ilegalidade da hipoteca entre Bancos e Incorporadoras

Publicado por Luis Theófilo
há 6 anos

Muitas pessoas - físicas e jurídicas - adquiriram imóveis nos últimos anos, seja pela facilidade de financiamento ou pelos descontos ofertados por construtoras e incorporadoras.

Alguns desses imóveis foram quitados à vista, outros financiados pelo Sistema de Financiamento Habitacional, mas o que os compradores destes bens não sabem e são pegos de surpresa muitas vezes é na hora de registrar o imóvel em seu nome, exercendo seu direito à propriedade.

Ora, as incorporadoras/construtoras precisam de um auxílio financeiro extra para finalizarem ou iniciarem as obras e para tanto realizam hipotecas de algumas unidades habitacionais do empreendimento, trocando em miúdos: as incorporadoras dão em garantia aos bancos algumas unidades de forma a compensar o crédito para finalizarem as obras.

Assim, ao vender as unidades habitacionais a compradores de boa fé as incorporadoras dão um termo de garantia de que no prazo de 180 dias irão realizar a baixa da hipoteca do imóvel adquirido pelo consumidor, o que na maioria das vezes não acontece, mesmo as construtoras/incorporadoras recebendo à vista o valor do imóvel.

Desta forma, as incorporadoras/construtoras geram um dano material e moral ao consumidor uma vez que há uma Súmula do Superior Tribunal de Justiça que expressamente dispõe que a hipoteca firmada entre incorporadoras e Bancos não possuem eficácia para o adquirente do imóvel.

Por fim, se você pessoa física ou jurídica adquiriu um imóvel e está nessa situação, procure um advogado e busque seus direitos.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações26
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hipoteca-entre-incorporadora-e-banco-tem-validade-perante-o-comprador-do-imovel/572148141

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)